Escola eTwinning
 
 
Ao agrupamento foi atribuído o Selo de Escola eTwinning em 2018. Um reconhecimento do trabalho desenvolvido nos projetos em execução.
Este ano letivo será novamente apresentada a candidatura para revalidação deste título que é válido por dois anos letivos. 
 

O eTwinning é a comunidade de escolas da Europa.

 

Para mais informações sobre o projeto entre aqui.

Projetos eTwinning em execução no Agrupamento – ano letivo 2020|2021

  

Living with Climate Change - Saving Life on EARTH!

Contextualização

O desenvolvimento sustentável e as alterações climáticas são uma preocupação mundial que a todos afeta. É nossa responsabilidade adotar páticas sustentáveis que protejam o Planeta para viabilizarmos o futuro das gerações mais novas.

Neste projeto eTwinning, os parceiros da França, de Portugal, da Itália, da Grécia, da Lituânia e de Espanha trabalham em conjunto para abordarem temáticas relacionadas com as alterações climáticas e sensibilizarem todos os envolvidos para esta questão.

 Este projeto dá apoio a um projeto Erasmus+ KA229 e estão já calendarizadas para este ano letivo as seguintes atividades:

- Videoconferência internacional, dinamizada pela Lituânia, subordinada ao tema «Tesouros do oceano» e que se realizará no dia 28 de janeiro de 2021, através do eTwinning Live;

A equipa portuguesa irá apresentar nesta conferência um trabalho sobre «Florestas/pradarias marinhas».

- Videoconferência internacional, dinamizada por Portugal, subordinada ao tema «A importância das florestas no combate às alterações climáticas» e que se realizará no dia 19 de março de 2021, através do eTwinning Live.

 

Docentes responsáveis pelo projeto: Sandra Ladeira e Maria Amorim

 

Image

Watch out online! / Segura-te online!

 

Contextualização

O E@D fez emergir várias questões que merecem toda a atenção dos intervenientes no contexto escolar.  Uma vez confinados ao lar no ano letivo de 2019/2020, desde março  até ao seu final, as tecnologias e a internet assumiram uma importância redobrada. Estas tornaram-se, portanto, vitais em tempos de pandemia, pelo que é do interesse de todos - professores, pais e alunos -  tanto (re)conhecer as suas potencialidades, como refletir nos seus perigos e riscos, aprendendo a evitá-los e enfrentá-los.

Este projeto tem um cariz colaborativo e aglutinador ao integrar as aprendizagens essenciais de várias disciplinas com vista ao Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória.  Paralelamente  a este projeto desenvolver-se-á o Projeto e-Safety.

Afigura-se-nos pertinente inserir este projeto no eTwinning, uma rede globalizante de experiências, conhecimentos e trabalho colaborativo. Pretende-se o contributo individual e coletivo num projeto comum com utilização  das Tecnologias de Informação e Comunicação. São parceiros deste projeto Portugal, Polónia e Roménia.

 

Calendarização das atividades do projeto

 

Setembro/outubro

- Apresentação das escolas envolvidas, parceiros, alunos e projeto;

- Diário de Projeto  Mensal.

Novembro

- Formulário online aos alunos/EE/professores;

- Concursos logo e poster e elaboração de netiquetas.

Dezembro

- Estudo comparativo entre as diferentes escolas parceiras;

- Intervenção da Escola Segura;

- Placard escolar, instagram.

Janeiro

- Construção de  um livro/panfleto em banda desenhada: riscos na internet;

- WordArt.

  

Fevereiro

- Atividades práticas sobre Internet Segura;

- Divulgação da banda desenhada pela comunidade educativa.

Março/abril

- Atividades práticas sobre Internet Segura.

Maio

- Dia Mundial da Sociedade da Informação (17 de maio): exposição/evento/encontro e construção de um e-Book;

- Formulário online final aos alunos/EE/professores.

junho

- Síntese dos resultados comparativamente com os resultados iniciais respetivos, em cada escola e estudo comparativo entre as diferentes escolas parceiras;

- Elaboração de uma última mensagem que inclua algo que os alunos tenham aprendido durante o projeto e um conselho para o futuro.

 

Docente responsável pelo projeto: Margarida Teixeira

Traditional Crafts and Artisans

 

Contextualização

Num mundo de rápida evolução tecnológica, há diversas atividades tradicionais desconhecidas ou que estão a ser esquecidas pelas gerações mais novas. Algumas destas atividades estão relacionadas com modos de vida mais sustentáveis e com uma utilização mais eficaz dos recursos naturais. Estão relacionadas com o folclore, com atividades artesanais e fazem parte da herança cultural mundial. Com este projeto, os parceiros de Portugal, da Suécia, da Grécia, da Itália e do Chipre pretendem dar a conhecer, a nível europeu, algumas destas atividades artesanais, os artesãos que a elas se dedicam e os modos de vida associados a estas práticas. 

Este projeto dá apoio a um projeto Erasmus+ KA229 que teve início este ano letivo, estando já prevista uma conferência internacional para apresentar os trabalhos relacionados com a tecelagem.

Esta videoconferência irá ser dinamizada por Portugal e será calendarizada para o mês de abril de 2021.

 

Docentes responsáveis pelo projeto: Maria Amorim e Cláudia Costa

Social Inclusion 2Day

 

Contextualização

O mundo está em permanente mudança, a oferta de emprego altera-se rapidamente, as fronteiras esbatem-se, os conflitos religiosos, económicos e ambientais levarão a um aumento do número de refugiados e a mudanças na diversidade cultural das populações.

Para garantir que nossos alunos estão preparados para um mundo cada vez mais diversificado, internacional e culturalmente, temos de nos certificar de que eles estão equipados com competências que lhes permitam atingir o sucesso na sociedade em que vivemos. Nas nossas sociedades, as questões de preconceito, de discriminação, de racismo e de violência são cada vez mais visíveis e torna-se importante abordar estes temas ao nível escolar. Uma sociedade (in)formada é uma sociedade tolerante e inclusiva.

 Neste projeto pretendemos desenvolver a discussão partilhada para promover a aceitação e a cidadania global/europeia.

Este projeto eTwinning dá apoio a um projeto Erasmus+ KA229 e nele participam vários países europeus: Portugal, Holanda, Bélgica, Polónia e Suécia.

 

Docente responsável pelo projeto: Maria Amorim

Professora com funções de Mentoria eTwinning no agrupamento: Maria Amorim

Para apoio na implementação de projetos eTwinning, contacte-a através do email institucional.

© 2016-2021 Agrupamento de Escolas D. Dinis, todos os direitos reservados.

Search